Autores

Francisco Chaves

FRANCISCO CHAVES

Francisco Chaves

Local:

Portugal

Ligações:

FBK

Partilhar:

facebooktwittermais

Bio

Francisco Chaves nasceu em Castro Verde, no distrito de Beja, em 1993. Começou a tocar guitarra aos 11 anos com o professor José Micael no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (C.R.B.A.). Anos mais tarde, no mesmo conservatório, começa a ter aulas de composição com Roberto Perez.

Ao longo da sua carreira frequentou várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento musical com importantes músicos, entre os quais: Marcin Dylla, Margarita Escarpa, Michalis Kontaxakis, Jerome Ducharme, Denis Azabagić, Marco Socías (guitarra), Luís Clemente (direção), Ian Mikirtoumov (direção coral), António Pinho Vargas, Péter Eötvös, Luca Francesconi, Balázs Horváth (composição), António Sousa Dias, Simon Emmerson, Miguel Azguime (electrónica).

Além disso, já lhe foram atribuídos prémios em vários concursos de guitarra, entre os quais:

1º Prémio (Escalão – Elementar) - 2º Concurso de Música Anatólio Falé (2007)

2º Prémio (Escalão – V) - 4º Concurso Luso-Espanhol de Fafe (2010)

2º Prémio (Escalão – V) - Concurso Juvenil de Guitarra Cidade de Almada (2011)

1º Prémio (Categoria – C) - VIII Concurso de Guitarra G. Artes (2011)

2º Prémio (Escalão V) - XII Concurso Internacional “Cidade do Fundão” (2011)

Prémio Honorífico "David Russell" & Prémio “José Tomás” – Prémios honoríficos David Russell (2014)

Como compositor, foi premiado no concurso "Jovens compositores", organizado pelo "mpmp" e pela "Orquestra Metropolitana de Lisboa". Recebeu o 1º prémio na categoria de composição para piano solo no XXVI concurso "Città di Moncalieri" em Itália. Recebeu também encomendas de várias instituições. A sua "Passacaglia" foi composta para a Orquestra Sinfónica Juvenil e o seu "Capriccio" foi composto para a 28ª edição do Prémio Jovens Músicos.

Concluiu, simultaneamente, a licenciatura em guitarra clássica na Universidade de Évora sob a orientação de Dejan Ivanovic e a licenciatura em composição na mesma universidade sob a orientação de Pedro Amaral e Christopher Bochmann. Estudou também, na mesma universidade, música de câmara com Paul Wakabayashi. Em 2013, recebeu uma bolsa de mérito da Fundação Eugénio de Almeida, durante um ano.

Atualmente, está a frequentar o mestrado em guitarra clássica no "Conservatorium Maastricht" (Países Baixos), sob a orientação de Carlo Marchione.

 

PARTITURAS DE FRANCISCO CHAVES DISPONÍVEIS PARA CORO MISTO & PIANO AD LIB.:

-QUERO É VIVER (CORO) (A. Variações, F. Chaves)

Encomenda: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Música

 

Rossio Music Publishing