Autores

Hugo Moura (Mourah)

HUGO MOURA (MOURAH)

Hugo Moura

Local:

Portugal- Suiça

Ligações:

Website

Partilhar:

facebook twittermais

Bio

Filho de dois melómanos, o Hugo Moura a.k.a. Mourah nasce em Cascais (Lisboa) num belo dia de verão. Ainda em criança emigra com a sua família para a Suiça. Cedo desperta para a música, cresce a ouvir Jazz e música clássica, dois dos estilos prediletos dos seus pais. Aos 10 anos começa com aulas de música no conservatório.
O Mourah descobre através do seu irmão músicos que o viriam a marcar, tal como o Prince, os Massive Attack, Portishead e Eurhythmics entre outros. Aos 16 anos forma a sua primeira banda, os Anticlockwise, um projecto assumidamente funk. Aos 20 anos vai para Londres, onde toca em jams com músicos de vários estilos, abrindo horizontes e enriquecendo assim a sua veia musical.
Lançado em 2005, From One Human being To Another mistura sonoridades acústicas e eletrónicas, percorrendo o trip-hop, o drum’n’bass e outros estilos. Um álbum que o próprio define como não ser “uma viagem de uma hora, mas sim onze viagens de cinco minutos", viagens que abordam a saudade, a melancolia, o amor... Era um espelho da sua vivência e dos momentos que o marcaram até então, em especial o falecimento do seu irmão e do seu pai num lapso de cinco anos.
Este primeiro disco recebe os melhores elogios dos media nacionais e alguns media internacionais, é considerado pela critica como um dos melhores álbuns do ano em Portugal, uma revelação. Mourah transforma-se assim numa das promessas da música nacional. Por essa altura inicia colaborações com a Pilar Homen de Melo, os  Coldfinger e o Dj Ferro.
Em 2006 é lançado New Versions, um EP de remixes do primeiro álbum. Com a participação do J. P. Coimbra (Mesa), Alex FX e Miguel Cardona (Coldfinger), entre outros. Mourah inicia uma série de concertos em Portugal, Suiça e Polónia. Nesse país o tema J. Butterfly torna-se um grande sucesso devido à sua inclusão num spot publicitário.Para além de fazer a sua própria música, Mourah compõe peças musicais para os espetáculos da companhia de teatro helvética Andrayas em 2008 e 2012.
Em 2013, foram editados dois singles, Breakup 28 e Sublime. Ambos integram o EP The Breakup Sessions (a ser re-editado pela a editora em 2015) co-produzido pelo Armando Teixeira (Bullet, Balla). Em Abril de 2014 o tema Sublime foi nomeado na categoria tema do publico no âmbito dos IPMA (International Portuguese Music Awards) numa cerimonia que teve lugar em Nova Iorque, na qual o artista marcou presença.
Mourah foi considerado o melhor artista na categoria público do concurso "Swiss Live Talent" 2015.

Música

Vídeo

Rossio Music Publishing